
Colaborar, programar e pensar o PCE turma .2-Vila Flor
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Refletir sobre as oportunidades criadas pelos PCE’s no que diz respeito à presença das artes e dos patrimónios na escola, de forma diversificada; - Considerar a produção como um recurso pedagógico, criativo e transversal na abordagem aos conteúdos das várias disciplinas; - Apresentar o PCE como uma metodologia de trabalho de projeto que visa a conceção de uma programação em colaboração cultural e artística, participativa, transdisciplinar, integradora e sustentável; - Identificar o trabalho colaborativo e a programação em colaboração enquanto oportunidade de aprendizagem continua para todos e de construção de uma cultura de questionamento, inovação e descoberta, pelo aprender em conjunto; - Reconhecer o efeito transdisciplinar/indisciplinar das artes e dos patrimónios na gestão curricular; - Valorizar a fruição e a produção como forma de proporcionar aprendizagem e o desenvolvimento de competências no âmbito do PASEO; - Identificar etapas na conceção e planeamento de um projeto colaborativo.
Conteúdos
- Boas Vindas e acolhimento Apresentação e Objetivos do Workshop - O que nos une e nos separa… - Colaborar O que é colaborar? - Programar O que é programar? - Colaborar e programar na escola - PCE Para colaborar e programar: É importante; Tem de existir; É urgente; Temos de mudar. - Projetos colaborativos Como agir em colaboração? - Formulação do desejo Como planear um projeto colaborativo - Primeira etapa – O quê?… - Programação em colaboração – PCE - Debate Final Apresentação e reflexão em torno das etapas de construção de um PCE: Porquê? Para quê? Com quem? Para quem? Onde? Com o quê? Que recursos? Quando?
Anexo(s)
Formador
Ana Sofia Vieira