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Gestão de Conflitos e Mediação, Crise e Contextos de Emergência Psicológica Escolares - Nível 1 turma 56-MirandelaNF

Apresentação

Em função do plano de atividades: A gestão e mediação de conflitos em contextos escolares são fundamentais para a manutenção de um ambiente saudável e produtivo. O espaço escolar, por sua natureza diversa e desafiadora, pode ser palco de tensões entre alunos, professores e demais membros da comunidade educativa. A habilidade de identificar e mediar conflitos de forma eficaz contribui para prevenir escaladas e promover uma convivência mais harmoniosa. Nesse processo, a comunicação assertiva e empática é uma ferramenta crucial. Em função dos destinatários: Quando um conflito não é bem gerido, pode evoluir para uma crise com impacto significativo no bem-estar psicológico de todos os envolvidos. Nessas situações, é fundamental que os profissionais da educação estejam preparados para lidar com emergências psicológicas. Isso inclui reconhecer sinais de sofrimento emocional agudo, aplicar técnicas de intervenção inicial e saber encaminhar para apoio especializado, quando necessário. Uma resposta ágil e adequada pode fazer a diferença na segurança e recuperação dos indivíduos, promovendo um ambiente mais seguro e resiliente. A formação contínua e estratégias de apoio, como programas de desenvolvimento socioemocional, ajudam a criar uma cultura de prevenção e de resolução positiva de conflitos. Dessa forma, as escolas não apenas administram crises de forma mais eficaz, mas também fortalecem a capacidade de adaptação e resiliência de alunos e profissionais perante situações desafiadoras

Destinatários

Pessoal Não Docente;

Objetivos

Objetivos a atingir: • Reconhecer a importância das relações interpessoais para o estabelecimento de um clima organizacional saudável/equilibrado; • Treinar estratégias de resolução de conflitos; • Adquirir competências para a regulação e mediação de conflitos; •Compreender a importância da cooperação como uma forma de partilhar a responsabilidade e, logo, de minimizar a ocorrência de conflitos no local de trabalho; • Capacitar os formandos com conhecimentos para, no âmbito da sua prática profissional, intervirem em situações de crise psicológica; • Definir regras de atuação, a fim de minimizar possíveis consequências traumáticas, que poderão decorrer destas situações; • Dotar os formandos de ferramentas para avaliação do impacto psicológico de um incidente crítico; • Preparar para gerir, em contexto escolar, o stress perante incidentes críticos de caráter psicológico; • Treinar técnicas específicas de intervenção na crise e redução do stress; • Habilitar os formandos para realizar o adequado enc

Conteúdos

Conteúdos: 1. Os tipos de relacionamento interpessoal e o seu impacto no trabalho (30 Minutos); 2. Fatores favorecedores da ocorrência de conflitos (ruídos na comunicação, tipos de conflitos, etc,…) (30 minutos); 3. Fatores que contribuem para a construção e estabelecimento de relações interpessoais saudáveis no local de trabalho (45 minutos); 4. Formas de resolução de conflitos (30 minutos); 5. A importância da cooperação e do trabalho em equipa (15 minutos); 6. Exercícios Práticos (1h); 7. O que é uma crise - A natureza da crise: sinais de aviso e críticos de uma crise; influência de um incidente crítico sobre o rendimento escolar dos alunos; Sintomas de um impacto traumático no comportamento em ambiente escolar as Possíveis consequências psicossociais de um incidente crítico / impacto psicológico (30 min). 8. Emergência Psicológica: o que é uma emergência psicológica; como atuar perante uma emergência psicológica em contexto escolar (45 min). 9. Intervenção Na Crise: definição e princípios básicos; agentes de mudança, dando relevância aos agentes em contexto escolar; gestão do stress perante incidentes críticos; avaliação do impacto psicológico de um incidente crítico e como fazer os encaminhamentos necessários (1h15)10. Simulação de situações reais e aplicação de técnicas (1h)

Avaliação

Avaliação quantitativa Avaliação qualitativa Ponderação participação: 40 Ponderação assiduidade: 10 Ponderação testes/trabalhos escritos: 50

Bibliografia

Bibliografia fundamental: Breia, G., Henriques, I. M., Ribeiro, J. P., Tavares, L., Mendes, S., Barrento, T. (2024). Referencial para a Intervenção dos Psicólogos em Contexto Escolar. Carvalho, Á. d., Amann, G. V., Almeida, C. T. (2019). Saúde Mental em Saúde Escolar. Manual para a Promoção de Competências Socioemocionais em Meio Escolar. Dillon, Karen, (2019), Relações Profissionais, Actual EditoraIzard, C. E. (2004). The Psychology of Emotions. United States.Minicucci, Agostinho, (2001), Relações Humanas, 6ª ed., Atlas;Portugueses, O. d. (s.d.). Emergência Psicológica. Obtido de https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/intervencao_psicologica_em_crise_e_catastrofe.pdfPortugueses, O. d. (s.d.). Eu sinto-me. Obtido de https://eusinto.me/Portugueses, O. d. (https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/sou_resiliente.pdf). Ordem dos Psicólogos Portugueses. Obtido de Checklist

Anexo(s)

AE Mirandela - Cronograma

Formador

Olga Irene Brites Rosa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 25-07-2025 (Sexta-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
2 29-07-2025 (Terça-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
Início: 25-07-2025
Fim: 29-07-2025
Acreditação: DGAE/1409/2024,
Modalidade: Jornada
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 7 h
Local: AE Mirandela

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