
Resposta Educativa à Dislexia: Do prognóstico à Prática Pedagógica turma Moncorvo
Apresentação
O domínio da leitura e da escrita são competências fundamentais, sem as quais o sucesso académico não é possível e que funcionam como fator determinante, para o sucesso na escola e na sociedade em geral. O elevado número de alunos diagnosticados com dificuldades específicas de aprendizagem da leitura e da escrita e comorbilidades (disgrafia e disortografia) nas escolas, a necessidade de saber identificar e distinguir sinais e comportamentos que se enquadram num quadro de dislexia e a necessidade de adequar respostas educativas às necessidades específicas identificadas, colocam esta temática no centro da aprendizagem de todas as disciplinas. Assim, a consciencialização de que na sociedade o saber ler e escrever é condição indispensável para o sucesso de qualquer indivíduo, coloca a escola como espaço privilegiado de aquisição deste conhecimento e de desenvolvimento destas competências. A aquisição da leitura e da escrita é o resultado de um conjunto de variáveis de natureza múltipla e complexa (motora, percetiva, cognitiva e emocional), em que as desordens neurológicas de alguns alunos interferem com a receção, integração ou expressão de informação, refletindo-se numa incapacidade para a aquisição de aptidões, nas quais se insere a aprendizagem da leitura e da escrita. Nesta ação de curta duração, será promovida uma dinâmica facilitadora de debates e momentos de reflexão com base nas práticas/experiências dos formandos/professores nos diferentes contextos de prática pedagógica e de propostas de atividades para o desenvolvimento da temática.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
► Dotar os participantes de ferramentas práticas para identificar, avaliar e intervir eficazmente com os alunos com dislexia. 1 – Entender a Dislexia (40 min) Objetivos específicos: - Compreender o que é a dislexia. - Identificar sinais de risco. 2– Avaliação e Diagnóstico: do Olhar Clínico ao Pedagógico (50 min) Objetivos específicos: - Conhecer os critérios de diagnóstico (DSM-5, CID-11). - Compreender o papel de cada profissional no processo. - Reconhecer a importância da avaliação pedagógica. 3 – Avaliar de forma justa: Adaptação de Instrumentos e Condições (45 min) Objetivos específicos: - Promover práticas de avaliação ajustadas sem comprometer a validade. - Saber adaptar instrumentos de forma legal e pedagógica. 4 – Intervir com Eficácia: Estratégias na Prática (45 min) Objetivos específicos: - Aplicar estratégias pedagógicas e terapêuticas. - Articular recursos e apoios disponíveis.
Conteúdos
- Dislexia: definição e bases neurocognitivas. - Sinais de alerta em diferentes idades e níveis escolares. - Fatores de risco e comorbilidades comuns. - Critérios clínicos vs. evidência pedagógica. - Instrumentos formais e informais (ex.: PROLEC, ALEPE, tarefas de consciência fonológica). - O que observar em sala de aula: registos, amostras de escrita, comportamento. - Diferença entre adaptação de condições e modificação do conteúdo. - Exemplo de adaptações possíveis: • Tempo suplementar • Apoio na leitura de enunciados • Utilização de software de apoio • Despenalização do erro - Referência legal (ex.: DL n.º 54/2018 – medidas universais e seletivas). • Estratégias multissensoriais e estruturadas (ex.: método fónico, rimas, segmentação silábica). • Utilização de tecnologia como aliada (leitores de texto, ditado por voz, apps educativas). • Importância da memória, motivação e autoestima.
Anexo(s)
AE Drº Ramiro Salgado - Torre de Moncorvo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-06-2025 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |