298

Beneficios e Desafios do Trabalho Colaborativo turma CFAETDsup

Apresentação

O principal objetivo desta iniciativa é a inovação educativa e pedagógica, com o envolvimento e a colaboração entre professores, no sentido de encontrar abordagens pedagógicas eficientes, na melhoria da qualidade de ensino e da aprendizagem. Promover a melhoria da cultura organizacional, de forma a permitir enfrentar os desafios que a sociedade atual coloca à escola e ajudar a transformar os problemas em soluções. Promover mais reflexão e discussão entre os professores, a aprender uns com os outros, a partilhar saberes, a ampliar as suas competências, a desenvolver-se profissionalmente e contribuir para a melhoria da escola.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Motivar e envolver os professores; Promover o trabalho colaborativo entre professores; Promover a reflexão e a discussão entre professores; Identificar os pontos fortes e pontos fracos da organização; Fomentar o desenvolvimento profissional e das organizações educativas; Articular ciclos diferentes/ou do mesmo ciclo; Desenvolver projetos interdisciplinares entre as diferentes disciplinas e professores; Promover a aprendizagem contínua; Adquirir novas competências; Partilhar conhecimentos, experiencias, recursos e estratégias; Contribuir para a melhoria das aprendizagens dos alunos; Criar grupos de estudo para discutir temas específicos e compartilhar experiências; Realizar observação de aulas entre professores; Realizar reuniões regulares de planeamento;

Conteúdos

O que é o trabalho colaborativo; Diversas formas de trabalho colaborativo; Exemplos de trabalho colaborativo; Condição para a promoção do trabalho colaborativo; Colaborar contribui para…; Melhoria da escola com reflexos nas aprendizagens dos alunos; Porquê colaborar? Cooperação entre professores.

Metodologias

Trabalho em salas paralelas; Sala de plenário para a conclusão dos trabalhos efetuados.

Anexo(s)

AE Guerra Junqueiro- Freixo de Espada à Cinta

Observações

Bibliografia: Boavida, A. M., & Ponte, J. P. (2002). Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas. In GTI (Ed.), Reflectir e investigar sobre a prática profissional (pp. 43-55). Lisboa: APM. Carrilho, Mª Rosária, (2011). Trabalho colaborativo entre professores e inovação educacional: contribuições da investigação. Educação/ Mestrado em Inovação e Mudança Educacional. Dissertação de Mestrado não publicada. Viana do Castelo: IPB. Decreto -Lei nº 55/2018, de 6 de julho. Roldão, C. (2007). Colaborar é preciso – Questões de qualidade e eficácia no trabalho dos professores. Noesis (71, p.23,29). Lisboa: Ministério da Educação –DGIDC. Roldão, C. (2006). Trabalho colaborativo. O que fazemos e o que não fazemos nas escolas. Noesis (66, p.21,22).Lisboa: Ministério da Educação – DGIDC. Silva, J (2002). Cooperação entre professores: Realidade(s) e desafios. Dissertação de Mestrado não publicada. Lisboa: ISPA.

Formador

Maria Gil Fernandes Braga Gonçalves

Início: 19-03-2025
Fim: 19-03-2025
Acreditação: ACD 53
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: AE Guerra Junqueiro - Freixo de Espada à Cinta