Educação e Património de Proximidade turma Carrazeda
Apresentação
O património cultural é, atualmente, algo cada vez mais abrangente, diversificado, identitário, dinâmico, continuamente (re)construído pelas sociedades, e, também por tudo isso, vulnerável. A Convenção de Faro (2005) vem colocar o foco não nos bens patrimoniais em si mas nos significados, valores e vínculos que as pessoas estabelecem com eles enquanto direito humano universal, enfatizando o envolvimento de indivíduos, grupos e comunidades no reconhecimento, gestão e salvaguarda do seu património identitário comum, numa participação democrática e responsabilidade partilhada. Por seu lado, face aos desafios globais do mundo atual, também a Agenda do Desenvolvimento Sustentável 2030 nos propõe metas e objetivos e reclama de todos nós, cidadãos, um compromisso, empoderando-nos para atuar perante os atuais desequilíbrios, que, pela sua natureza complexa afetam, naturalmente, o património cultural. Mas saberemos nós reconhecê-lo, valorizá-lo e geri-lo? Com um carácter eminentemente prático, esta formação envolve os formandos de forma ativa, transversal e criativa na descoberta e valorização do património cultural de proximidade e do seu contributo para a identidade dos indivíduos e das comunidades. E centra-se nos processos de patrimonialização, abordando conceitos e estratégias de educação patrimonial que promovam a interculturalidade, vínculos de apropriação e valorização e uma atitude cívica ativa na sua salvaguarda.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Reconhecer o património cultural como algo abrangente, multidimensional, dinâmico, identitário e, por vezes, controverso, invisível e vulnerável; Compreender, partindo da sua própria experiência, o património cultural como um direito universal e uma construção social continuamente reconstruída através de processos de patrimonialização; Considerar as pessoas e comunidades enquanto atores principais na definição, criação, valorização, gestão, salvaguarda e transmissão do seu património; Debater necessidades e benefícios da educação patrimonial face aos desafios atuais da inclusão, cidadania e desenvolvimento sustentável e implicar-se; Descobrir e valorizar o património de proximidade para a construção de aprendizagens transversais e abordagens criativas e vinculadoras, potenciadas pela educação artística; Experienciar, refletir, debater e partilhar estratégias e desenhos educativos que contribuam para o envolvimento, sensibilização e participação dos mais jovens; Valorizar as TIC como uma rede de oportunidades educativas junto dos nativos digitais; Construir um cenário de aprendizagem sobre um património de proximidade.
Conteúdos
1- Património, estamos todos implicados? (3,5h) Patrimónios, pessoas e aprendizagens em rede. 2- Os patrimónios definem-nos? (3h) Rede sem fios: vínculos, identidades e comunidades patrimoniais 3- Educação patrimonial para quê? (3h) Trabalhar em rede: objetivos, cidadania e desenvolvimento sustentável 4- Como nos patrimonializamos? (3h) Lançar a rede: abordagens, estratégias e desenho educativo 5- Que patrimónios estão próximos de mim? (3h) Rede viária: territórios, memórias, cartografias 6- - Podem dar-me atenção? (3h) Ligações em rede: lugares, cruzamentos, mensagens 7- O que é a proximidade num mundo digital? (3h) Património nas redes: recursos, TIC e competência digital 8- Avaliamos aprendizagens? (3,5h) Nem tudo o que vem à rede
Metodologias
A formação tem um caracter eminentemente prático usando metodologias ativas de educação patrimonial que podem ser transferidas para os respetivos contextos profissionais dos formandos. Ao invés de meros ouvintes passivos, a formação coloca os formandos em contexto de aprendizagem prática e interativa, com recurso a inúmeras atividades, jogos pedagógicos e dinâmicas de grupo tirando partido de ferramentas digitais e, ainda, exemplos de boas práticas nacionais e internacionais, a partir dos quais se refletem e debatem conceitos, estratégias, dúvidas e experiências, privilegiando-se o questionamento, o espírito crítico, a criatividade e a diversidade de perspetivas e abordagens, numa rede de aprendizagens partilhadas. Vivenciar situações de aprendizagem e refletir sobre os processos de patrimonialização experimentados permite que os formandos ganhem consciência das melhores práticas a empreender adequando-as posteriormente aos temas, grupos e contextos de educação patrimonial específicos. Paralelamente, os formandos são motivados e orientados a desenvolver, passo a passo, um cenário de aprendizagem aplicável no seu contexto profissional.
Avaliação
Os formandos serão avaliados pela participação e qualidade dos trabalhos realizados na ação de formação, cenário de aprendizagem, Reflexão crítica individual. A avaliação dos formandos será feita de forma quantitativa, numa escala de 1 a 10 e tendo em conta as orientações do CCPFC, bem como o constante do ECD, no que se refere ao sistema de avaliação e classificação de docentes.
Bibliografia
Council of Europe (2021). People, Places, stories, Faro Convention inspired experiences The Patrimoni project PEU, Universitat Jaume I (Castellon de la Plana, Spain) & Council of EuropeUNESCO (2021). Teaching and Learning with Living Heritage, A Resource Kit for Teachers.Comisión Europea (2020). Heritage Hubs- Manual de educación patrimonial.MERILLAS, Olaia, coord. (2020). Como educar en el património. Guía práctica para el desarrollo de actividades de educación patrimonial, Comunidad de Madrid.CHASSEY, Éric; ROHAN-CSERMAK, Henri, (Coord.) (2019). Connaitre le patrimoine de proximité, Vademecum à lintention des professeurs des écoles, Ministère de lÉducation Nationale et de la Jeunesse.
Anexo(s)
AE Carrazeda de Ansiães - 45 - Cronograma
Formador
Susana Maria de Quintanilha e Mendonça Mendes Bicho