Cidadania, Género e Arte - artistas portuguesas 1900-2020 turma -Carrazeda
Apresentação
A Exposição Tudo o que eu quero - Artistas portuguesas de 1900 a 2020 é uma parceria entre Ministério da Cultura e Fundação Gulbenkian, no âmbito da qual o PNA promove esta formação. Dar a conhecer o percurso de artistas portuguesas contribui para reparar injustiças da História e sublinhar que a vocação artística não é determinada pelo género. Os estereótipos em função do sexo condicionam valores, expectativas, comportamentos e opções influindo no percurso e escolhas vocacionais. O Plano Nacional para a Igualdade, Cidadania e Género (2007-2010) destaca a articulação entre Género, Estereótipos, Educação e Cidadania com vista a ultrapassar a persistência de desigualdades nas diversas esferas da vida - pessoal, social, política, económica e cultural. A arte potencia a mudança a longo-prazo, contribuindo para o desenvolvimento da consciência cívica e da sensibilidade.
Destinatários
Professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, Professores da Educação Especial;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, Professores da Educação Especial;. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, Professores da Educação Especial;.
Objetivos
Integrar a dimensão de género nas práticas educativas com vista à eliminação gradual dos preconceitos e estereótipos sociais de género; Proporcionar estratégias eficazes para um ensino sensível às questões de género; Enriquecer o repertório de metodologias e materiais para trabalhar questões da cidadania e igualdade de género a partir da arte; Promover práticas assentes na subjetividade, interpretação e construção de conhecimento, graças à experiência da polissemia que caracteriza as linguagens artísticas. No final da Acção os formandos deverão ser capazes de: Apresentar exemplos da arte no feminino feita em Portugal no séc XX e XXI; Articular obras e/ou biografias de artistas com questões de cidadania e igualdade de género; Usar recursos fornecidos sobre as artistas; Idealizar uma proposta pedagógica passível de ser aplicada no contexto escolar/educativo.
Conteúdos
1º MÓDULO - As mulheres e a arte (3 sessões teóricas de 2h): Introdução geral ao panorama das artistas mulheres (globalmente e particularmente em Portugal nos séculos XX e XXI) Sublinha-se a desigual presença em museus, colecções e livros de História, a desigualdade de oportunidades para uma carreira artística e as suas razões históricas, sociológicas e culturais. Injustiça que se quis com a exposição (e iniciativas paralelas) contribuir para reparar. A interpretação da obra de arte e as suas possibilidades de leitura com as lentes da igualdade de género. As obras e biografias de uma seleção de artistas ilustram diferentes modos que a arte no feminino em Portugal teve de convocar a diferença e a pluralidade, de dizer o lugar das mulheres na sociedade, como se afirmaram, que olhar sobre si ou sobre o mundo plasmaram nas suas obras. Algumas afirmaram a sua individualidade contra muitos obstáculos. Como falam estas obras connosco e nos podem ajudar a debater sobre o passado, o presente e o futuro? Nas questões de sociedade, pensando sobre quem conta a história, sobre a liberdade e a dignidade, sobre os preconceitos e os estereótipos, as discriminações, desigualdades económicas e a diferença de oportunidades, sobre o trabalho, sobre a maternidade, a relação com o corpo, a família, o espaço público e o privado; 2ª MÓDULO - Como utilizar a obra das artistas na prática pedagógica? (2 sessões práticas de 3h): O universo artístico como ponto de partida para a criação de projectos educativos e pedagógicos; Discussão e partilha sobre metodologias e experiências educativas Formatos participativos: olhar/ver/interpretar (tornar presente a pluralidade); debates; investigação e pesquisa; projetos de intervenção e criação; projetos com a comunidade; projeto cultural de escola Trabalho em pequenos grupos durante a sessão (45-60min): com base nos conteúdos e metodologias apresentados, como imaginar uma proposta educativa que reflita os aspectos abordados ao longo da formação? Trabalhar a igualdade de género com base no estímulo provocado pelas obras de arte e/ou biografia(s) de uma ou de várias destas artistas. Apresentação para a turma das propostas imaginadas e discutidas nos grupos. SESSÃO de FECHO (3h) - Apresentação da reflexão crítica por cada formando. Partilha das dificuldades, dúvidas e motivações. Conclusão.
Metodologias
Todas as sessões serão dinamizadas através de uma aplicação de videoconferência que contemple a possibilidade de criar salas de trabalho. Serão utilizados diversos recursos audiovisuais tais como powerpoints/google apresentações, vídeos, imagens e textos, páginas de internet, etc. Uma plataforma de gestão de aprendizagem (moodle, teams) será usada, adaptando-se as formadoras preferencialmente às fornecidas pelos CFAEs. 1º Módulo - formato predominantemente expositivo em videoconferência, com momentos para perguntas e breves dinâmicas participativas. Uso de powerpoint e de vídeos. 2º Módulo foco na dimensão prática: partilha de experiências e metodologias; partilha de recursos digitais pré-selecionados; trabalho de grupo (assíncrono) e apresentação oral do mesmo para a turma (síncrono) Sessão de Fecho - apresentações orais individuais dos conteúdos da reflexão crítica redigida por cada formando (expectativas e balanço da formação, impacto previsto da mesma na prática pedagógica com exemplos concretos, etc), reflexão crítica que deverá também ser submetida em formato escrito (via Moodle, Teams, email ou pasta do Google Drive).
Avaliação
A avaliação individual dos formandos decorre em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua e terá em conta os seguintes itens: 1- A avaliação da Participação, incluindo esta a) a pertinência e qualidade das intervenções ao longo de toda a formação b) a participação num trabalho de grupo a realizar durante uma das sessões, e a ser apresentado oralmente. 2- A redacção de uma Reflexão Crítica que deverá ser exposta oralmente na última sessão, demonstrando a autenticidade individual das aprendizagens, reflexões e aplicações pedagógicas que o formando perspetiva incluir na sua prática docente.
Bibliografia
VÁRIOS AUTORES, Tudo o que eu quero - Artistas Portuguesas de 1900 e 2020, Fundação Calouste Gulbenkian e Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2021ADICHIE, Chimamanda Ngozi, Todos devemos ser feministas, Lisboa: Publicações D.QuixoteGARBER, Elizabeth. Teaching about Gender Issues in the Art Education Classroom: Myra Sadker, Studies in Art Education, Janeiro 2003MACNEILL, Kate, Amanda Coles, Jordan Beth Vincent, Ana Kokkinos e Mira Robertson, Promoting gender equality through the arts and creative industries: a review of case studies and evidence, The University of Melbourne/VicHealth, vichealth.vic.gov.auPINTO, Teresa, Conceição Nogueira, Cristina Vieira, Isabel Silva, Luísa Saavedra, Maria João Silva, Paula Silva, Teresa-Cláudia Tavares e Vasco Prazeres, Guião de Educação: Género e Cidadania, Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género/Presidência do Conselho do Ministros, 2015 https://www.cig.gov.pt/wp-content/uploads/2016/07/3Ciclo_Versao_Digital_FinalR.pdf
Anexo(s)
Formador
Raquel da Nazaré Feliciano