
Primeiros socorros, Suporte Básico de vida e desobstrução da via aérea. turma .3-Carrazeda
Apresentação
Em função do plano de atividades: Esta formação, no âmbito da Promoção da Saúde Escolar, enquadra-se no Plano de Formação e de Atividades do CFAE, decorrente das solicitações dos Agrupamentos de Escolas [AE] associados. Sendo a escola um local plural no que se refere a pessoas e a atividades, é condição essencial que os Auxiliares de Educação- Assistentes Operacionais estejam munidos de conhecimentos que lhes permitam atuar em casos de emergência. Em função dos destinatários: considerando que os Assistentes Operacionais desempenham funções de vigilância e apoio pelos vários espaços da Escola, sendo frequentemente solicitados a prestar intervenções pontuais, assume-se a Formação em primeiros socorros e Suporte Básico de Vida [SBV] uma necessidade premente para se poder salvar vidas, com uma atuação eficaz e tão rápida quanto possível.
Destinatários
Pessoal Não Docente;
Objetivos
Objetivos a atingir: compreender o conceito de cadeia de sobrevivência, e conhecer os seus elos; • identificar os riscos potenciais, quer para as vítimas, quer para o reanimador; • compreender o conceito de SBV;• descrever os procedimentos corretos para executar manobras de SBV; • saber como e quando iniciar e parar a manobra de SBV;• saber como e quando colocar uma vítima em Posição lateral de segurança; • identificar as situações de obstrução da vida área, por corpo estranho, e realizar manobras de desobstrução
Conteúdos
Conteúdos: • Apresentação do formador e dos formandos, objetivos da formação, critérios de avaliação e das razões que justificam a dinamização desta formação em qualquer escola – 30 minutos; SISTEMA INTEGRADO DE EMERGÊNCIA MÉDICA • Listar e descrever as fases e os intervenientes do Sistema Integrado de Emergência Médica • Listar e descrever os constituintes da Cadeia de Sobrevivência • Saber efetuar corretamente uma chamada de emergência para o 112. Tempo: 30’ PRINCIPIOS GERAIS DO SOCORRISMO E PLANO DE ACÇÃO DO SOCORRISTA • Saber reconhecer e distinguir claramente socorro primário de socorro secundário • Reconhecer a importância e as fases principais do exame geral da vítima • Listar e descrever os princípios gerais do socorrismo, com recurso a exemplos práticos • Reconhecer a importância de uma correta atitude preventiva no dia a dia. Tempo: 30’ SUPORTE BÁSICO DE VIDA • Compreender o conceito de Suporte Básico de Vida • Identificar e realizar claramente a sequência de procedimentos do SBV • Aprender a colocar uma vítima em Posição Lateral de Segurança • Identificar os problemas associados ao SBV. Tempo: 60` ASFIXIA: ALGORITMO DE DESOBSTRUÇÃO DA VIA AÉREA • Identificar e reconhecer as situações de obstrução total e parcial da via aérea • Conhecer as causas e tipos de obstrução da via aérea • Compreender a sequência de atuação perante uma obstrução da via aéreaTempo: 30` HEMORRAGIAS, FERIDAS E QUEIMADURAS • Listar e descrever o tipo de hemorragias e consequente primeiro socorro • Saber realizar corretamente uma limpeza, desinfeção e cobertura de ferida • Listar e descrever as principais causas de queimaduras • Listar e descrever os vários tipos de queimaduras existentes e consequente primeiro socorro. Página 3 de 4 Visionamento de dois vídeos do INEM- “Como fazer SBV” e “Obstrução da via aérea” ‘, seguido de análise e reflexão conjunta– 30 minutos. A segunda parte da formação é destinada à prática –3,5h- Pratica de manobras de SBV em manequim da UCC Sabrosa, da Posição lateral de segurança e da desobstrução da via área com recurso a colete de pratica da Manobra de Heimlich que serão praticados por todos os participantes, por forma a simular situações reais.A formação termina com a avaliação e sistematização das aprendizagens, bem como resolução de dúvidas que persistam
Avaliação
Avaliação qualitativa
Bibliografia
Bibliografia fundamental: Manual do suporte Básico de Vida- INEM, 2017 Manual de primeiros socorros: situações de urgência nas escolas, jardins de infância e campos de fériasISBN 978-972-742-330-9
Anexo(s)
AE Carrazeda de Ansiães -2.3-Cronograma
Formador
Sofia Margarida Bernardo Lopes Morais
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-06-2025 (Segunda-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
2 | 24-06-2025 (Terça-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |