
Relações Interpessoais e Saúde Mental turma -Carrazeda
Apresentação
Em função do plano de atividades: Falar-se sobre cultura organizacional, entendida como o conjunto de normas, valores, formas de atuação, entre outros, compartilhados pelos membros de uma instituição/organização, assume particular relevância no sentido em que é decisiva para o seu sucesso ou fracasso, pois transmite amplamente a visão, atitude e forma de trabalhar dos seus colaboradores. Neste sentido, a compreensão da necessidade de contribuir para uma boa cultura organizacional é fundamental, na medida em que essa compreensão implica o alinhamento de cada colaborador com a missão e valores da instituição para a qual trabalham. Assim sendo, se todos contribuírem para a criação/construção de relações saudáveis com os outros, que passa pela integração de aspetos como a comunicação, a partilha de ideias e tarefas, isso contribui para o desenvolvimento de uma melhor cultura organizacional (em contexto educativo) patente numa clara definição e transmissão de regras e no estabelecimento de relações de confiança e de responsabilidade. Em função dos destinatários: A promoção da saúde em escolas, quando implementada de forma eficaz, pode produzir benefícios a longo prazo para todos aqueles que fazem parte da comunidade educativa. A falta de informação sobre a saúde, nomeadamente a saúde mental, é um dos maiores obstáculos para a intervenção precoce, daí a importância de programas que promovam competências socioemocionais: identificação das respetivas emoções, saber estabelecer a distinção destas com os sentimentos e consequentemente, os comportamentos. A promoção do diálogo com os agentes educativos através de situações práticas e respetivas simulações é um fator-chave de sucesso de autorregulação emocional, permitindo que a médio e longo prazo as relações interpessoais sejam fortalecidas, atingindo uma melhoria do ambiente escolar e da cultura organizacional.
Destinatários
Pessoal não docente;
Objetivos
Objetivos a atingir: - Compreender o que é a cultura organizacional, assim como as suas características e os tipos; - Abordar e promover o reconhecimento da missão e dos valores (elementos da cultura organizacional) da instituição Escola; - Reconhecimento a importância das relações interpessoais para o desenvolvimento de uma cultura organizacional saudável (de motivação ou orientada para as pessoas); - Reconhecer a importância da linguagem e da comunicação para o estabelecimento de relações interpessoais adequadas/saudáveis (entre pares, com os alunos, etc,); - Perceber como as relações interpessoais no trabalho podem influenciar o clima/ambiente organizacional e os resultados das instituições (ex.: a produtividade). - Reconhecer papel das escolas na promoção de competências relacionadas com a saúde mental; - Distinguir emoções, sentimentos e comportamentos; - Identificar medidas de promoção de competências socio emocionais no espaço escolar;
Conteúdos
Conteúdos: Manhã- O que é a cultura organizacional (numa escola) (15 minutos); Características de uma boa cultura organizacional (15 minutos); Tipos de cultura organizacional e identificação, por parte dos formandos, do tipo vigente no seu local de trabalho e porquê? E se o tipo identificado for diferente do mais adequado, elencarem mudanças a implementar para o atingirem: trabalho prático e debate (1h30); Fatores-chave para a promoção de relacionamentos interpessoais saudáveis: ex.: comunicação/linguagem (1h); Impacto das relações interpessoais na Produtividade (30 minutos). Tarde - O papel da escola das escolas na saúde mental (30min); Emoções, Sentimentos e Comportamentos (1h); Promoção de competências socio emocionais (1h); Estratégias de promoção de saúde psicológica e bem-estar – atividade prática (1h).
Avaliação
Avaliação quantitativa Avaliação qualitativa Ponderação participação: 40 Ponderação testes/trabalhos escritos: 50 Ponderação assiduidade: 10
Bibliografia
Bibliografia fundamental: - Minicucci, Agostinho, (2001), Relações Humanas, 6ª ed., Atlas; - Rosenberg, Marshall B., (2021), Comunicação Não Violenta, Editora Ágora; - Breia, G., Henriques, I. M., Ribeiro, J. P., Tavares, L., Mendes, S., Barrento, T. (2024). Referencial para a Intervenção dos Psicólogos em Contexto Escolar. - Carvalho, Á. d., Amann, G. V., Almeida, C. T. (2019). Saúde Mental em Saúde Escolar. Manual para a Promoção de Competências Socioemocionais em Meio Escolar. - Dillon, Karen, (2019), Relações Profissionais, Actual Editora- Izard, C. E. (2004). The Psychology of Emotions. United States. - Tavares, M. G.(1993), Cultura Organizacional - Uma Abordagem Antropológica da Mudança,QualityMark- Tomé, G., Matos, M. G., Gomes, P., Camacho, I., Gaspar, T. (2017). Promoção de Saúde Mental nas Escolas - Projeto ES'COOL. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente; , 173-184.Webgrafia:-https://www.napratica.org.br/relacionamento-interpessoal-no-trabalho/;
Anexo(s)
Formador
Graciete Marisa Martins Henriques
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-07-2025 (Quinta-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
2 | 11-07-2025 (Sexta-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |