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AMARADANÇA – Dança criativa na promoção de competências transversais turma .1-Moncorvo

Apresentação

No roteiro para a Educação Artística (UNESCO, 2006) explana-se que a capacidade criativa e consciência cultural é essencial numa educação universal onde a Educação Artística permita desenvolver perceções, perspetivas, assim como promover competências relacionadas com o desenvolvimento da criatividade, iniciativa e reflexão crítica. Por ocasião da Semana Internacional de Educação Artística, em maio de 2020, a Diretora Geral da UNESCO exaltou a importância dos programas culturais e atividades de educação artística, afirmando que a criatividade constrói a resiliência necessária em tempos de crise, devendo esta, por isso mesmo, ser promovida, despertando a curiosidade e desenvolvendo a apreciação do talento e a diversidade (Azoulau, 2020). No que respeita à Dança, no contexto educativo, assumindo que esta se centra na exploração de novas formas de movimento, possibilidades de descoberta do seu corpo, estimulação da criatividade, consciência da noção de equilíbrio, exploração das qualidades de movimento, do espaço, do tempo, entre tempo, do gesto e das ações entre outras, a criação de narrativas decorre do desenvolvimento de vários projetos, consistindo em histórias de vida, narrativas veiculadas pela tradição e património, ou narrativas criadas que facilitam a imagem criada pela palavra. Dotar e desenvolver nos docentes estas habilidades é o propósito desta oficina de Formação. Motivar os docentes para o Projeto AMARADANÇA será o derradeiro propósito desta Oficina de Formação.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Grupos 110, 260 e Professores da Educação Especial;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Grupos 110, 260 e Professores da Educação Especial;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Grupos 110, 260 e Professores da Educação Especial;.

Objetivos

1 – Desenvolver o Projeto AMARADANÇA, que integra a narrativa de histórias para o desenvolvimento do movimento artístico, em idade escolar; 2 – Sensibilizar os educadores e professores para as temáticas da dança criativa; 3 – Adoptar a narrativa como modelo compreensivo para avaliação do movimento; 4 – Proporcionar a aquisição e atualização de conhecimentos relacionados com a utilização de histórias para o movimento; 5 – Adaptar a dança criativa ao desenvolvimento de competências da consciência e do domínio do corpo, sensibilidade estética e artística, pensamento crítico e criativo, desenvolvimento pessoal e autonomia e o relacionamento interpessoal; 6 – Planificar e implementar sessões de dança criativa/movimento expressivo na sala de aula tendo como suporte recursos disponibilizados nesta Oficina ou investigados pelos docentes.

Conteúdos

• Dança criativa e competências transversais (3h presenciais) • Processos criativos em dança através da narrativa (4h presenciais) • Mara – modelo compreensivo de avaliação (3h presenciais) • Histórias para o movimento (3h presenciais) • Apresentação, discussão e reflexão sobre as atividades implementadas em contexto de sala de aula/escola. (2h presenciais)

Avaliação

A avaliação será quantitativa e qualitativa sendo classificada numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com a legislação em vigor, nomeadamente o Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro conjugado com os pontos 5. e 6. do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, e terá em consideração uma lógica formativa e de acompanhamento. A Oficina de Formação tem a seguinte ponderação nos três principais critérios de avaliação, a saber: 30% - Trabalho presencial, 60% - Trabalho autónomo 10% - Reflexão crítica

Bibliografia

Caridade, A. (2023). AMarA Dança. Mosaico EditoraMaking dance matter (2022) Outcomes framework. Disponível em https://www.makingdancematter.com.au/about/outcomes-framework/#:~:text=About%20Us-,Outcomes%20Framework,- for%20Dance%20MovementBatalha, A. (2004). Metodologia do Ensino da Dança. Faculdade de Motricidade Humana – Serviço de EdiçõesLeandro, C., Monteiro, E., & Melo, F. (2018). Manual de dança criativa – Uma aprendizagem interdisciplinar no 1º ciclo do ensino básico. PsicossomaSousa, A. (2017). Educação pela Arte e Artes na Educação – 2º Volume – Drama e Dança. Edições Piaget

Anexo(s)

AE Drº Ramiro Salgado - Torre de Moncorvo

Início: 01-02-2025
Fim: 20-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-131212/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 30 h
Local: AE Drº. Ramiro Salgado - Torre de Moncorvo

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