Perturbação do Espectro do Autismo - Compreender para intervir turma .2-Vila Flor
Apresentação
O motivo que determina a ação de formação é a existência de um número significativo de alunos com esta problemática e a carência de instrumentos (material estruturado e não estruturado) por parte dos profissionais de educação para intervir com estes alunos, assim como, a necessidade de capacitar/sensibilizar os agentes da comunidade educativa para a PEA. O plano de atividades, do Programa Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar de Carrazeda de Ansiães, pretende assim abrir portas a novas metodologias de intervenção, fomentando novas práticas, adequadas a esta nova realidade escolar.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Responder às necessidades atuais dos Agrupamentos, face à temática em curso, e aos desafios que se colocam com as novas políticas educativas; Contribuir para o aperfeiçoamento do desempenho profissional do pessoal docente permitindo o aprofundamento de conhecimentos e competências no que concerne à Perturbação do Espectro Do Autismo (PEA); Promover o sucesso educativo e a qualidade das experiências de ensino e das aprendizagens em alunos com PEA; Partilhar experiências, ideias e materiais, potenciadores do desenvolvimento de uma prática de inovação educacional; Estimular processos de mudança na comunidade educativa, suscetíveis de gerar dinâmicas formativas; Valorizar a Escola enquanto local de trabalho e de formação/investigação.
Conteúdos
(4h): - Apresentação; - Enquadramento histórico da PEA; - Enquadramento científico da PEA; - Manifestações clinicas da PEA na infância, adolescência e vida adulta; - Diagnóstico de PEA; (4h): - O que é o autismo; - Quais os sinais de alerta; - A importância da Intervenção Precoce; (4h) - As rotinas no autismo; - O ensino estruturado; - O autismo e o Dec. Lei nº 54/2018; (4h) - Entender o conceito da inclusão o que é incluir? ; - A inclusão no Dec. Lei nº 54/2018; (4h) - Visualizar situações de inclusão e exclusão; - Quais as vantagens da inclusão; - Estratégias a utilizar em salas de aula inclusivas; (4h) - Métodos e estratégias de Intervenção na PEA; - Construção de materiais psicoeducativos de intervenção na PEA; (1H) - Avaliação;
Metodologias
Exposição histórica/científica do PEA; Abordagem teórico-prática e demonstrativa; Discussão e análise de materiais de intervenção da prática pessoal/profissional; Trabalho individual e em grupo com construção de materiais de intervenção com crianças com PEA;
Avaliação
A Avaliação dos formandos obedece aos seguintes critérios: - Participação (40%); - Produção de trabalhos/materiais (60%). A Avaliação dos Formandos é uma avaliação individual que contempla uma Classificação Quantitativa na Escala de 1 a 10, conforme o previsto no ECD, devendo constar do respectivo Certificado, de acordo com a seguinte escala: Excelente de 9 a 10 valores; Muito Bom de 8 a 8,9 valores; Bom de 6,5 a 7,9 valores; Regular de 5 a 6,4 valores; Insuficiente de 1 a 4,9 valores
Bibliografia
Bandeira de Lima, C. (2012). Perturbações do Espectro do Autismo Manual prático de intervenção. Lisboa: Lidel.Correia, M. (2014). Autismo e atraso de desenvolvimento um estudo de caso. Lordelo: Fundação A Lord.Hewitt, S. (2006). Compreender o autismo estratégias para alunos com autismo nas escolas regulares. Porto: Porto editora.Mineau, S., Duquette, A., Elkouby, K., Jacques, C., Ménard, A., Nérette, P-A., Pelletier, S., & Thermidor, G. (2013). L'enfant autiste Stratégies d'intervention psychoéducatives. Montréal: Editions du CHU Sainte-Justine.Decreto-Lei nº 54/2018
Formador
Charlotte Fabienne Veiga Coelho