
Gestão de Conflitos turma .2-Vila Flor
Apresentação
Em função do plano de atividades: É Fundamental nos dias de hoje saber lidar com o conflito que surge naturalmente no relacionamento interpessoal, é por isso indispensável que os diferentes funcionários das escolas possam saber lidar com os problemas inerentes a estas situações que surgem nas escolas. Em função dos destinatários: Na sociedade atual, é de crucial importância que o pessoal não docente, ao nível interpessoal. Em função do plano de atividades: É Fundamental nos dias de hoje saber lidar com o conflito que surge naturalmente no relacionamento interpessoal, é por isso indispensável que os diferentes funcionários das escolas possam saber lidar com os problemas inerentes a estas situações que surgem nas escolas. e grupal possua uma nova perspetiva, novos conhecimentos e novas competências, em relação aos conflitos que podem surgir nosdiferentes contextos, pois só uma boa gestão e negociação dos mesmos poderá proporcionar relacionamentos nas suas diferentesvertentes, mais eficazes e eficientes. O conflito é considerado como uma situação normal que decorre de diferenças individuais ou grupais, O conflito exige que estas diferenças sejam negociadas, pois a sua gestão é um instrumento de gestão que é fundamental para combater o imobilismo, o estaticismo e a ausência de novas ideias, ou seja, são uma forma de conduzir a inovação e à mudança.
Destinatários
Pessoal Não Docente;
Objetivos
Objetivos a atingir: Compreender o conceito de Organização; Adquirir competências fundamentais de um modelo funcional "Organização/ Escola"; Adquirir conhecimentos e competências básicas ao nível da gestão e negociação de conflitos; Compreender a génese e a natureza dos conflitos interpessoais e organizacionais; Reconhecer a inevitabilidade da existência de conflitos; Avaliar a influência dos estilos comunicacionais na génese dos conflitos; Enumerar os fatores grupais indiciadores da existência de conflitos organizacionais; Reconhecer a importância do processo de liderança na génese dos conflitos; Analisar e integrar as diferentes estratégiasde gestão e negociação de conflitos; Compreender o processo de negociação de conflitosFornecer oportunidades de reflexão e sugestões de atuação no domínio dos conflitos.
Conteúdos
Conteúdos: Apresentação ( 1 hora); 1- A Escola enquanto Organização Viva (1 hora); 2-Definição de Conflito (1 hora); Antigo paradigma vs nova ordem sistémica dos conflitos; Os vários tipos de conflitos: intrapessoais, interpessoais e organizacionais; As diferentes conceções da natureza dos conflitos; 3- Conflito: um princípio da natureza humana (1 hora); Níveis e estágios do conflito. Experiência de frustração; Metas diferentes e conflito; Diferenças de informações e perceções; 4- Os conflitos interpessoais: Os estilos comunicacionais (2horas); Os estilos comunicacionais e a sua influência na génese dos conflitos; Os estilos comunicacionais: identificação e caracterização; Asvantagens da comunicação assertiva na gestão de conflitos interpessoais; 5- A figura jurídica do Grupo (2 horas); O grupo: vantagens e desvantagens da pertença ao grupo; A identificação dos objetivos grupais e as necessidades individuais; As barreiras comunicacionais no grupo e a génese dos conflitos; Os comportamentos individuais em conflito com os interesses grupais; 6- Os conflitos grupais: o processode liderança (2 horas); As características do líder: traços pessoais Vs situação; A teoria dos três estilos de liderança; A influência do estilo de liderança na génese e resolução dos conflitos; 7- Os conflitos: estratégias de gestão e negociação (4horas); Negociação de conflitos:Fases de negociação / Clima negocial / processo negocial; A importância do treino da assertividade: aplicação práticaAvaliação (1 hora)
Avaliação
Avaliação quantitativa: Ponderação participação: 60 Ponderação assiduidade: 10 Ponderação testes/trabalhos escritos: 30
Modelo
Questionário a preencher pelos formandos para avaliar a ação Questionário a preencher pelos formadores para avaliar a ação Relatório final da entidade formadora Relatório final do formador
Bibliografia
Bibliografia fundamental: Gestão de Conflitos na Escola: Pedro Cunha e Ana Paula Monteiro Editora Pactor (Almedina)
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-07-2025 (Quarta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 09-07-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 18:00 | 3:30 | Presencial |
3 | 11-07-2025 (Sexta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 11-07-2025 (Sexta-feira) | 14:30 - 18:00 | 3:30 | Presencial |