O Voleibol no âmbito do Desporto Escolar turma - Mirandela
Apresentação
Esta ação de formação terá grande impacto na melhoria das competências dos Professores de EF e dos Responsáveis pelos Grupos/Equipa de Voleibol, sendo esta, numa modalidade com enorme interesse para os alunos, visto serem propostas metodologias muito atuais no ensino e treino da mesma. Esta ação faz recurso a um conjunto de técnicas, com grande relevância relativamente aos skills básicos que poderão ser transferidos para outras práticas desportivas, permitindo o desenvolvimento integral das crianças e jovens. Os objetivos e os conteúdos desta ação com a duração de vinte e cinco horas, foram definidos e adaptados, concretamente a uma demanda mais tática individual pelo alcance mais especifico para as características formativas únicas no DE.
Destinatários
Professores dos Grupos de Recrutamento 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 260 e 620.
Objetivos
Contribuir para melhorar o desempenho dos docentes nas metodologias de ensino-aprendizagem do voleibol. Promover um ensino-aprendizagem na modalidade de forma crescente no que diz respeito à introdução das técnicas, numa abordagem de desenvolvimento das capacidades psicomotoras e desenvolvimento da capacidade tática em contextos de oposição e de competição. Promover e incentivar a competitividade inerente ao próprio jogo Desenvolver um modelo de jogo adequado a realidade competitiva do DE Desenvolver modelos de jogo e sistemas táticos adequados as características individuais dos alunos. Proporcionar métodos de treino que estejam de acordo com os meios de treino e com o modelo jogo adoptado.
Conteúdos
Apresentação dos formandos, formador e ação (1:00) INTRODUÇÃO DO JOGO DE VOLEIBOL (0:30) A dimensão do jogo de voleibol de nível mundial Caracterização do voleibol Nacional de competição O voleibol na escola com treinar para competir MODELO DE ENSINO DO JOGO (1:30) Competências psicomotoras especificas a desenvolver em contexto de prática e de competição e condicionantes decisivas para o ensino do jogo A nova abordagem ao ensino das técnicas O treino por blocos mais aleatório e o treino aleatório mais por blocos; A mentalidade e a tipologia de competidor a desenvolver; Ensinar RPE - a ler; a construir um plano de ação e a executar em conformidade; Apresentação da grelha bidimensional de ensino do jogo (níveis de prática cruzado com jogo reduzido) O JOGO DE ENTRADA E DE FIXAÇÃO NA MODALIDADE VOLEIBOL FÁCIL E COMPETITIVO (1:00) A competição como forma de ensino e de avaliação O PASSE COMO MEIO DE INICIAÇÃO AO JOGO (1:00) O JOGO 1X1 ler o jogo; agir sobre a bola; encadear tarefas; treino psico-motor Dificuldades e erros mais comuns na abordagem do toque de dedos Competência psico-motoras e físicas de base para o ensino do toque de dedos AS TÉCNICAS NA ACTUAL PERSPECTIVA DE ENSINO DO JOGO (1:00) Manchete O JOGO 2X2 - lado a lado defesa, passe e contra ataque (3:00) Defesa (1:00) Competências físicas e psico-motoras condicionantes da aprendizagem Passe para ataque (1:00) Competências físicas e psico-motoras condicionantes da aprendizagem Erros mais comuns na abordagem e no ensino do passe Progressão pedagógica e técnica exercícios O passe no jogo 2x2, 3x3 e 6x6 O ataque e contra ataque (1:00) Competências físicas e psico-motoras condicionantes da aprendizagem Erros mais comuns na abordagem e no ensino do ataque Progressão pedagógica e técnica O passe no jogo 2x2, 3x3 e 6x6 O JOGO 3X3 Receção, distribuição e ataque (5:00) Receção (1:00) Distribuição (1:00) Ataque (1:00) Serviço em apoio (1:00) Bloco (1:00) O JOGO 6X6 - ORGANIZAÇÃO TÁTICA COLECTIVA (1:30) O modelo de jogo mais ajustado as características dos jovens (0:30) Estrutura do jogo de Voleibol KI, KII e Transição de KI e KII (0:30) Sistemas de jogo - 6:0; 4:2 (permuta ou penetração) e o 5:1 noções básicas (0:30) O KI (KOMPLEX I) - Receção, distribuição e ataque-CONTRA ATAQUE DE KI (4:00) Sistemas de receção (1:00) A distribuição com organização ofensiva (1:00) Com permuta ou penetração Organização ofensivas com 2, 3 ou mais pontos de ataque A organização ofensiva em sistema e fora de sistema O ataque após receção (1:00) Contra ataque de KI (1:00) O KII (KOMPLEX II) Serviço/Bloco coletivo defesa e contra ataque (5:00) O serviço em suspensão (Suspensão flutuante e em batimento- influência no jogo (1:00) O bloco coletivo - O Sistema bloco/defesa (1:30) O contra ataque em sistema e fora de sistema (0:30) Distribuição e ataque em contra ataque (1:30) Proteção ao próprio ataque (0:30) AVALIAÇÃO DA ACÇÃO (0:30)
Metodologias
As atividades previstas terão um caráter presencial, em sessões teóricas e teórico/práticas num total de 25 horas de duração. As atividades terão um carater predominantemente prático, com 20 horas previstas para esta componente e 5 horas previstas para uma componente teórica (expositiva/demonstrativa) Nas sessões práticas serão utilizados os materiais próprios e específicos da modalidade (cesto e bolas) enquanto que a componente teórica recorrerá a conteúdos multimédia para melhor abordar a temática
Avaliação
Avaliação dos formandos. Assiduidade (presença obrigatória no mínimo de 2/3 das sessões), interesse e participação demonstrada pelos formandos ao longo de toda a acção. Realização de uma progressão pedagógica para o ensino de uma das técnicas A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho nº4594/2015 de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais de avaliação contínua.
Bibliografia
Aide méthodologique Volley Scolaire Enseignants en education Physyque et sportive, Conseillers techinques sportifs FFVB Juin 2012Coaching volleybal Building a winning team Carl McGown; Hilda Fronske; Launa Moser 2001Il nuovo sistem Pallavolo Marco Paolini Aprile 2006La formation du jouer de volleyball Éditer Daniel Rivet 2010Volleyball coachs, Survival guide Sue Gozansky - 2001
Anexo(s)
13-cartaz-voleibol_atualizado.pdf
Formador
Carlos Alberto Peixoto Dias
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-12-2024 (Sexta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 07-12-2024 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 07-12-2024 (Sábado) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 10-01-2025 (Sexta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 11-01-2025 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 11-01-2025 (Sábado) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 24-01-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Presencial |
8 | 25-01-2025 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |