Trabalhar com o Microsoft Excel na educação turma .1- Mirandela

Apresentação

“Organizar o ensino prevendo a experimentação de técnicas, instrumentos e formas de trabalho diversificados, promovendo intencionalmente, na sala de aula ou fora dela, atividades de observação, questionamento da realidade e integração de saberes;” (Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Pág. 31) é apontada como uma das ações relacionadas com a prática docente e que são determinantes para o desenvolvimento do Perfil dos Alunos. O Microsoft Excel é uma ferramenta que permite recolher, organizar, analisar informação, construir e interpretar tabelas e gráficos e formular argumentos convincentes, tendo por base a análise dos dados organizados, pelo que, o conhecimento das suas potencialidades, por parte dos docentes, pode promover a dinamização de “atividades de observação, questionamento da realidade e integração de saberes”.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Objetivos

No final deste curso, os formandos devem estar aptos a:: . Conhecer a Interface do software Microsoft Excel; . Saber trabalhar com diferentes tipos de células; . Formatar Células para que se distingam graficamente; . Recorrer a fórmulas e funções Simples para efetuar cálculos; . Compreender os diferentes modos de visualização e impressão de uma folha de cálculo; . Construir gráficos adaptados ao conteúdo a ilustrar. . Construir tabelas dinâmicas que permitam a análise de dados.

Conteúdos

No final deste curso, os formandos devem estar aptos a:: . Conhecer a Interface do software Microsoft Excel; . Saber trabalhar com diferentes tipos de células; . Formatar Células para que se distingam graficamente; . Recorrer a fórmulas e funções Simples para efetuar cálculos; . Compreender os diferentes modos de visualização e impressão de uma folha de cálculo; . Construir gráficos adaptados ao conteúdo a ilustrar. . Construir tabelas dinâmicas que permitam a análise de dados. 1 hora Introdução ao Excel/outros software de cálculo 2 horas Criação de um Ficheiro Interface do Excel Conceito de Livro Estrutura de uma Folha de Cálculo 1hora Introdução de Dados Gravação de um Ficheiro Abertura de um Ficheiro já existente Trabalhar com Células 2 horas Conteúdos de uma Célula Selecionar e Dimensionar Células, Linhas e Colunas Inserir e Eliminar Células, Linhas e Colunas Editar e Eliminar Conteúdo Copiar, Cortar e Colar Conteúdo Gerir Comentários Formatação Gráfica de Células 1 hora Tipo de Letra, Estilo, Tamanho e Cor Sublinhado e Efeitos Contornos das Células Cor de Fundo das Células Alinhamento e Orientação Copiar Formatação 8 horas Fórmulas Formatos Numéricos das Células Referências Externas a Outras Folhas e Livros 2 horas Modos de Visualização e Impressão Modos de Visualização Pré-Visualização e Configuração de Página Impressão 3 horas Gráficos Tipos de Gráficos Criação de Gráficos 2D e 3D Escolha de Gráficos Formatação 4 horas Tabelas dinâmicas 1 hora Avaliação da ação

Metodologias

- Método predominantemente afirmativo (variante expositivo aberto) e interrogativo nas sessões de índole teórico, sendo momentos de demonstração e explicitação das diferentes funcionalidades do software Microsoft Excel; - Será seguido um método demonstrativo experimental nas sessões práticas em sala de informática, com recurso a conteúdos práticos, com simulações reais explicados passo a passo e com constante apoio individualizado do formador; - Estudo individual e em grupo dos tópicos abordados acompanhados de leitura de bibliografia; - Resolução de trabalhos práticos e de exercícios propostos.

Avaliação

Os formandos serão classificados nas escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho 4595/2015 de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua, com base na participação e empenho demonstrados, bem como no trabalho produzido, assim distribuídos: - Participação individual/grupo - relacionamento interpessoal e capacidade de partilha de saberes-rigor pertinência e clareza das intervenções - interesse/motivação/iniciativa – 40% - Produção de trabalho/material com intervenção direta no contexto educativo – 25% - Reflexão Crítica, entrega atempada, correção formal, rigor no conteúdo de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo formador, em conformidade com o regulamento interno do CFAEBN – 35%

Bibliografia

FRYE, Curtis (2016), Microsoft Excel 2016, Lisboa: BookmanVIEIRA, Fátima e RESTIVO, Maria Teresa (2014), Novas Tecnologias e educação: Ensinar a aprender/aprender a ensinar, Porto: Biblioteca Digital da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Anexo(s)

AE Carrazeda de Ansiães - 48.2 -Cronograma

Formador

Lucinda da Assunção Gonçalves Carvalho Carneiro

Início: 29-01-2025
Fim: 06-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-121857/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: AE Mirandela