A dança na escola - uma expressão artística para conhecer turma .1-Mirandela
Apresentação
A sensibilidade estética e artística assim como a criatividade ou o pensamento crítico são áreas prioritárias para a formação de competências transversais e integram PASEO. Esta formação para professores visa aprofundar os conhecimentos facilitadores da aplicação das orientações curriculares em Dança, que faz parte do currículo das crianças desde o pré-escolar até ao 3º ciclo. Será de grande importância que os formandos experienciem e adquiram um corpus de conhecimentos da dança educativa a partir do referencial teórico do coreógrafo e pedagogo Rudolf Laban. Também será de grande ajuda para os docentes encontrar contextos da Dança ricos em diferentes conexões com outras áreas do conhecimentos. O estabelecimento de conexões entre diversas áreas do currículo, que a dança permite fazer, cria ambientes de aprendizagem favoráveis para que os alunos adquiram uma visão mais integrada do mesmo e realizem aprendizagens mais significativas. Ainda existe outro aspeto muito importante, a capacidade de transmissão do património imaterial conduzindo situações de aprendizagem com recurso à música e dança dos diferentes povos e culturas. As danças tradicionais promovem também a multiculturalidade e a inclusão das crianças oriundas de outros lugares. Assim a diversidade que apresentam as diferentes músicas, os seus gestos, os seus contextos oferecem um conhecimento muito valioso para evitar a xenofobia e melhorar a coesão do grupo sem esquecer o aspeto lúdico. A Dança é um bom contexto para outras aprendizagens como a matemática, o português ou outras línguas, entre outras, porque cria situações que predispõem favoravelmente os alunos para a aprendizagem, convocando as suas emoções positivas através da atividade da expressão corporal.
Destinatários
Educadores e Professores dos grupos 100, 110, 260 e Professores da Educação Especial;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores e Professores dos grupos 100, 110, 260 e Professores da Educação Especial;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores e Professores dos grupos 100, 110, 260 e Professores da Educação Especial;.
Objetivos
Com esta formação pretende-se proporcionar conhecimento sobre a Dança Educativa; a Dança tradicional e as conexões entre a Matemática e a Dança. Assim, consideram-se os seguintes objetivos: - Proporcionar a afetividade e gosto pela dança com experiências que permitam aos professores adquirir confiança e desenvolver competências necessárias com vista à inclusão destas propostas nas suas práticas curriculares; - Promover metodologias de ensino inovadoras recorrendo ao movimento e a consciência do corpo; do espaço e do tempo; - Utilizar as danças tradicionais e a dança criativa como potenciadores do desenvolvimento pleno do sujeito e nas relações com os outros; - Observar e apreciar peças de dança de diferentes estilos; - Dar a conhecer e discutir possibilidades de exploração de diversas conexões Matemática-Dança; Português-Dança;... - Trabalhar com representações simbólicas elementares que deverão apoiar-se não só em linguagem icónica, mas também em representações ativas, nomeadamente através da linguagem corporal; - Criar um dossier com materiais didáticos como coreografias, músicas, atividades, repertório...
Conteúdos
Dança Educativa: Atividades para desenvolver o sentido rítmico e de relação do corpo com o espaço e com os outros. Expressar, através da dança, sentimentos e emoções em diferentes situações; Criar e refletir sobre movimentos rítmicos e as coreografias que experimente e/ou observa; Apreciar diferentes manifestações coreográficas usando linguagens especificas e adequadas; Dança Tradicional: Aprendizagem de passos base, formações espaciais e figuras da dança tradicional; Estudo de coreografias para um repertório adaptado aos diferentes níveis de maturidade; As conexões com diferentes matérias nomeadamente a língua e a matemática; MatDance: Estudo realizado no ensino básico no qual a dança é um contexto para a aprendizagem da matemática; Exemplos de tarefas matemáticas aplicadas na investigação; Criação de novas propostas adaptadas às diferentes realidades educativas dos formandos.
Avaliação
A avaliação é continua com a seguinte ponderação: Participação e realização das tarefas (25%) Produção de trabalhos e/ou materiais e/ou projetos, investigação e aplicação (60%) Reflexão/memória final/trabalho e ou texto final/ relatório de implementação / portfólio (15%) A avaliação realizada traduzir-se-á numa classificação numa escala de 10 pontos tal como previsto legalmente.
Bibliografia
Batalha, A. P. (2004). Metodologia do ensino da Dança. Cruz Quebrada: FMH. Leandro, C. (2015). A Dança criativa e a aprendizagem no 1.º ciclo do ensino básico: contributos de uma abordagem interdisciplinar no estudo do meio, no português, na matemática e na atitude criativa (Tese de doutoramento, Universidade de Lisboa). Disponível em http://hdl.handle.net/10400.5/9281 Martinez, M. (2018). A Dança como contexto para a aprendizagem da Matemática. (Tese de doutoramento, Universidade de Évora). Disponível em: http://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/24847 Monteiro, E. (2007). Experiências criativas do movimento: Infinita curiosidade. In M. Moura & E. Monteiro (Eds.), Dança em contextos educativos (pp. 179-191). Cruz Quebrada: Edições FMH.. Ossona, P. (1988). A educação pela dança. São Paulo: Summus Editorial
Anexo(s)
AE Mirandela - 3.1 - Cronograma
Formador
Mercedes Prieto Martinez