ENVELHECIMENTO CRIATIVO, PARTICIPATIVO E VIDA ATIVA: a animação sociocultural, a gerontologia, a educação comunitária e o turismo como metodologias de intervenção turma Vila FlorNF
Apresentação
A Intervenção Associação para a Promoção e Divulgação Cultural, associação de âmbito nacional, vai organizar com o apoio do Município de Vila Flor o congresso internacional intitulado Envelhecimento criativo, participativo e vida ativa: a animação sociocultural, a gerontologia, a educação comunitária e o turismo como metodologias de intervenção dirigido a educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário. Com esta formação pretende-se promover a reflexão dos professores sobre a necessidade de uma construção sólida da formação humanística dos alunos, para que assumam a sua cidadania garantindo o respeito pelos valores democráticos básicos e pelos direitos humanos e pelo diálogo intergeracional, tanto a nível individual como social. Neste sentido, problematizar-se-á a educação intergeracional enquanto uma metodologia vital no que concerne ao desenvolvimento de projetos intergeracionais, interculturais e inclusivos, tendo por base o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e de modo a ir ao encontro da Estratégia Nacional de Educação para a cidadania (ENEC). O congresso decorrerá nos dias 4, 5 e 6 de outubro.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, Professores do Ensino Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, Professores do Ensino Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Promover o debate e a reflexão em torno da educação intergeracional, solidariedade, sustentabilidade e cidadania, indo ao encontro da ENEC. Refletir sobre a importância do desenvolvimento de projetos de intergeracionalidade e de cidadania social, valorizadores do desenvolvimento das áreas de competências do PASEO e centrados na pedagogia participativa e de interação humana; Mobilizar os professores para o desenvolvimento de projetos de educação para a cidadania e para a inclusão no sentido do desenvolvimento comunitário; Valorizar o desenvolvimento de projetos inclusivos e interculturais em contextos educacionais e sociais centrados no diálogo intergeracional e na pedagogia da vivência e da intervenção.
Conteúdos
A. Conferências de abertura (I) e encerramento (II): 5 horas I - A base humanista da educação e a valorização da aprendizagem ao longo da vida. II - A educação intergeracional e a solidariedade social. B. Conferências em Painel (6 Painéis) 30 horas Painéis: Painel I O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO): propostas de ação no domínio da educação intergeracional em contextos de cidadania Painel II A ENEC e os direitos humanos Painel III Cidadania, inclusão e vida ativa Painel IV Educação Intergeracional, Voluntariado e Empreendedorismo Social Painel V A intervenção social no domínio da cidadania e desenvolvimento Painel VI Projetos, e Metodologias para a promoção da interculturalidade e da intergeracionalidade
Metodologias
Este evento, apresenta a seguinte metodologia: 2 conferências de abertura e encerramento e 5 Painéis temáticos: com problemáticas ligadas ao PASEO, à ENEC e aos direitos humanos; à cidadania, inclusão e vida ativa, à educação Intergeracional, voluntariado e empreendedorismo social, bem como à intervenção social no domínio da cidadania e do desenvolvimento. Também serão valorizadas a partilha de práticas em torno dos projetos e metodologias para a promoção da interculturalidade e da intergeracionalidade na escola e na sociedade, valorizadores do respeito pela dignidade humana, pelo exercício da cidadania plena, pela solidariedade para com os outros, pela diversidade cultural e pelo debate democrático.
Avaliação
A Avaliação dos formandos (Professores e Educadores) será feita dentro da seguinte metodologia: - Inscrição prévia no congresso (com a indicação de agrupamento e área); - Explicitação da metodologia a adotar e que compreende: A presença e participação integral no congresso, a obrigatoriedade da elaboração de um relatório critico sobre o evento. O regime é presencial e a avaliação é continua e quantitativa, tendo por base a elaboração de uma reflexão crítica/ Relatório. Os formandos serão avaliados de acordo com a tabela de 1 a 10, conforme o despacho 4595/2015 de 6 de maio.
Bibliografia
Caride Gómez, J. A. (2009) (coord). Los Derechos Humanos en la Educación y la Cultura: del discurso politico a las prácticas educativas. Rosario/Argentina: Homo Sapiens Ediciones.Castro, F.; Sousa, J. D., Lopes, M. S.(Coords.) (2019). Animação sociocultural, território rural, património, turismo, envelhecimento e desenvolvimento comunitário : estratégias, recursos e métodos de combate ao despovoamento . - 1a ed. - Chaves: Intervenção - Associação para a Promoção e Divulgação Cultural.Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) - Despacho n.º 6173/2016, de 10 de maioMartins, G. DO. (org) (2017) Perfil dos Alunos à saída da escolaridade Obrigatória. Ministério da Educação/DGE.
Formador
Cristiana de Sousa Pizarro Bravo Madureira
Marcelino de Sousa Lopes