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1º SEMINÁRIO DE NEURODIVERSIDADE E INCLUSÃO - Desafios na Era Atual turma Mirandela

Apresentação

A Neurodiversidade é importante na nossa Sociedade. Nem sempre compreendida, é capital a sensibilização da Comunidade e a formação dos profissionais do setor da Educação visando a promoção ativa da Inclusão.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Conhecer diversas formas de neurodiversidade - Aprofundar conhecimentos sobre o neurodesenvolvimento - Adquirir ferramentas de intervenção na neurodiversidade

Conteúdos

- Perturbação do Espectro do Autismo - Sobredotação e Inclusão: Perspetivas Educativas e de Saúde no Contexto da Neurodiversidade - As vantagens desconhecidas da Neurodiversidade - Tudo é Neurodesenvolvimento - Escola, Neurodiversidade e Sociedade Digital - Tecnologia para a Inclusão - Projeto Leitura Inclusiva - Autismo da biologia à intervenção - Autismo e Inclusão Profissional

Metodologias

- Abordagem teórico-prática e demonstrativa; - Discussão

Avaliação

A Avaliação dos formandos obedece aos seguintes critérios: - Participação (40%); - Produção de relatório critico (60%). A Avaliação dos Formandos é uma avaliação individual que contempla uma Classificação Quantitativa na Escala de 1 a 10, conforme o previsto no ECD, devendo constar do respectivo Certificado, de acordo com a seguinte escala: Excelente – de 9 a 10 valores; Muito Bom – de 8 a 8,9 valores; Bom – de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores

Bibliografia

Bandeira de Lima, C. (2012). Perturbações do Espectro do Autismo – Manual prático de intervenção. Lisboa: Lidel.Grant, D.(2009).The psychological assessment of neurodiversity. In D. Pollak (Ed.), Neurodiversity in Higher Education (pp.33-62). Chichester, UK: Wiley- BlackAustin, RD.,& Pisano, G.P. (2017). Neurodiversity as a competitive advantage. Harvard Business Review, 96-103

Anexo(s)

Cartaz

Cartaz

Formador

Charlotte Fabienne Veiga Coelho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-05-2024 (Sábado) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
2 04-05-2024 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
3 11-05-2024 (Sábado) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
4 11-05-2024 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
Início: 04-05-2024
Fim: 11-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122937/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Grande Auditório do Centro Cultural de Mirandela