1º SEMINÁRIO DE NEURODIVERSIDADE E INCLUSÃO - Desafios na Era Atual turma Mirandela
Apresentação
A Neurodiversidade é importante na nossa Sociedade. Nem sempre compreendida, é capital a sensibilização da Comunidade e a formação dos profissionais do setor da Educação visando a promoção ativa da Inclusão.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Conhecer diversas formas de neurodiversidade - Aprofundar conhecimentos sobre o neurodesenvolvimento - Adquirir ferramentas de intervenção na neurodiversidade
Conteúdos
- Perturbação do Espectro do Autismo - Sobredotação e Inclusão: Perspetivas Educativas e de Saúde no Contexto da Neurodiversidade - As vantagens desconhecidas da Neurodiversidade - Tudo é Neurodesenvolvimento - Escola, Neurodiversidade e Sociedade Digital - Tecnologia para a Inclusão - Projeto Leitura Inclusiva - Autismo da biologia à intervenção - Autismo e Inclusão Profissional
Metodologias
- Abordagem teórico-prática e demonstrativa; - Discussão
Avaliação
A Avaliação dos formandos obedece aos seguintes critérios: - Participação (40%); - Produção de relatório critico (60%). A Avaliação dos Formandos é uma avaliação individual que contempla uma Classificação Quantitativa na Escala de 1 a 10, conforme o previsto no ECD, devendo constar do respectivo Certificado, de acordo com a seguinte escala: Excelente de 9 a 10 valores; Muito Bom de 8 a 8,9 valores; Bom de 6,5 a 7,9 valores; Regular de 5 a 6,4 valores; Insuficiente de 1 a 4,9 valores
Bibliografia
Bandeira de Lima, C. (2012). Perturbações do Espectro do Autismo Manual prático de intervenção. Lisboa: Lidel.Grant, D.(2009).The psychological assessment of neurodiversity. In D. Pollak (Ed.), Neurodiversity in Higher Education (pp.33-62). Chichester, UK: Wiley- BlackAustin, RD.,& Pisano, G.P. (2017). Neurodiversity as a competitive advantage. Harvard Business Review, 96-103
Anexo(s)
Formador
Charlotte Fabienne Veiga Coelho
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-05-2024 (Sábado) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
2 | 04-05-2024 (Sábado) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
3 | 11-05-2024 (Sábado) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
4 | 11-05-2024 (Sábado) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |