PRIMEIROS SOCORROS turma Mirandela
Apresentação
A Saúde Escolar é um programa amplo inserido no Programa Nacional de Saúde que preconiza a promoção da saúde e a prevenção da doença, tendo por base, tal como refere a DGS na CN nº9/DSI, de 92/10/06 apoiar os alunos na descoberta do valor do seu potencial de saúde e na adoção de respostas adequadas e construtivas aos desafios do quotidiano, capazes de lhes proporcionar competências de autonomia, responsabilidade e sentido crítico indispensáveis à opção e adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis; saberes e resistências que lhes permitam contactar e conviver diariamente com múltiplos fatores de risco sem que se verifiquem prejuízos para a saúde . Assim, a estratégia de intervenção em SE no âmbito da Promoção da Saúde e Prevenção da Doença assentará em atividades que serão executadas de forma regular e contínua ao longo do ano letivo, tais como: Primeiros Socorros. Um dos objetivos da OMS é reduzir a mortalidade e incapacidade, resultante dos acidentes rodoviários, domésticos e de lazer, e por acidentes de trabalho, na população em geral e nas crianças e jovens em particular. No Plano Nacional de Saúde os traumatismos, ferimentos e lesões acidentais são reconhecidamente uma área de intervenção prioritária. Logo, consideramos que a intervenção em Primeiros Socorros prestados com qualidade representa uma área crucial para o bem-estar de toda a comunidade educativa. Sabemos que acidentes, lesões ou doenças podem acontecer subitamente, assim a ajuda imediata depende frequentemente de familiares, colegas, ou pessoas que estão no local certo à hora certa. Com conhecimentos de Primeiros Socorros, qualquer pessoa pode ajudar numa destas situações. Para isso, é importante que o socorrista execute Primeiros Socorros de forma correta.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
No âmbito da Portaria n.º 196-A/2010, publicada a 9 de abril, a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente. Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Objetivo geral: Difundir conhecimentos gerais de Primeiros Socorros para que o formando fique habilitado para identificar as situações e executar as técnicas de Primeiros Socorros adequadas, visando a estabilização da vítima de acidente ou doença súbita até à chegada dos meios de socorro. Objetivos específicos: Dotar o formando de conhecimentos sobre: Os quatro passos em Primeiros Socorros: - garantir a segurança; - examinar a vítima; - dar o alerta; - prestar os primeiros socorros A atuação correta em caso de: - hemorragias; - feridas; - mordeduras; - picadas de insetos; - queimaduras; - obstrução da via aérea; - entorses; - fraturas; - perda de consciência; - enfarte agudo do miocárdio; - acidente vascular cerebral; - crise asmática; - crise nervosa; - lipotimia/síncope; - hipoglicemia; - convulsões; - intoxicações. Suporte Básico de Vida Composição da mala de Primeiros Socorros
Conteúdos
Sessão 1: (3 horas) - Apresentações formadoras/formando - Apresentação de objetivos/conteúdos - Avaliação de conhecimentos pré-formação Os conteúdos da formação Primeiros Socorros estão divididos pelas seguintes sessões: 2. Os quatro passos em Primeiros Socorros (2 horas) - garantir a segurança; - examinar a vítima; - dar o alerta; - prestar os primeiros socorros 3. Hemorragias/feridas/fraturas/entorses (3 horas) 4. Obstrução da via aéreas/queimaduras/picadas de insetos/mordeduras (3 horas) 5. Convulsões/intoxicações/perda de consciência (2 horas) 6. Enfarte agudo do miocárdio/acidente vascular cerebral (2 horas) 7. Crise asmática/crise nervosa/lipotímia/síncope/hipoglicemia (2 horas) 8. Suporte Básico de Vida (6 horas) 9. Composição da mala de Primeiros socorros/avaliação (2 horas)
Metodologias
As atividades a realizar no curso decorrem em sessões presenciais, teórico/práticas, num total de 25 horas. As sessões deverão ser de carácter predominantemente prático, com alguns momentos expositivos/demonstrativos. Sugere-se a metodologia de aprendizagem por execução de tarefas. Salienta-se que as atividades integradoras devem ser desenvolvidas com a preocupação de ligação com os contextos e as vivências profissionais dos participantes. Assim, serão utilizadas as seguintes técnicas ao longo de todas as sessões: - Brainstorming; - Debates; - Utilização de questionários; - Trabalho de pesquisa Role-play; - Carrossel de perguntas; - Execução de técnicas; - Produção de cartazes; - Fichas; - Exploração de vídeos.
Avaliação
Os formandos serão avaliados quantitativamente numa escala de 1 a 10 valores com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores Insuficiente; 5 a 6,4 valores Regular 6,5 a 7,9 valores Bom 8 a 8,9 valores Muito Bom 9 a 10 valores - Excelente, de acordo com os critérios definidos pela Comissão Pedagógica do Centro de Formação e pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua de Professores.
Bibliografia
Pinto, Ana Maria. (1988). Manual de Primeiros Socorros. Lisboa:Publicações Europa-AméricaManual de Suporte Básico de Vida (2017) INEMReis, Isabel. (2010) .Manual de Primeiros Socorros Situações de Urgência nas Escolas, Jardins de Infância e Campos de Férias.Lisboa: : Editorial do Ministério da EducaçãoValente, Miguel. (2012) Et a.l Abordagem à vítima- Manual TAS/TAT .INEM
Formador
Miriam Sílvia Nascimento
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 24-04-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 22-05-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
3 | 29-05-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
4 | 05-06-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
5 | 12-06-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
6 | 03-07-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
7 | 08-07-2024 (Segunda-feira) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Presencial |