160

Transforma-te! Desenvolvimento pessoal e académico turma Alfândega

Apresentação

Desenvolver e potenciar uma atitude positiva, parental e educativa, através de ferramentas de desenvolvimento pessoal e académico.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Compreender e potenciar o desenvolvimento pessoal e académico; • Identificar e compreender as necessidades das crianças/jovens; • Perceber como satisfazer as necessidades das crianças/ jovens para que estes colaborem com os educadores; • Comunicar, assertivamente, resolver conflitos e evitar situações de stress; • Reconhecer e utilizar a criatividade como recurso para a resolução de problemas; • Direcionar o seu próprio foco e atenção de forma objetiva e produtiva; • Melhorar a atitude e obter melhores resultados.

Conteúdos

1. Desenvolvimento pessoal e académico 1.1- Perceção 1.2- Escola /Estudo 1.3- Conhecimento 2. Evolução com ação 2.1- Único 2.3- Liberdade (tempo / financeira) 2.4- Inteligência Emocional 3. Integração do potencial 3.1- Ação 3.2- Resultados

Bibliografia

Almeida, Idalina (2024) Desenvolvimento Pessoal e Académico. 1ª ed. Produção Independente. Antunes, M. C. P. (2008). Educação, Saúde e Desenvolvimento. 1ª ed. Almedina. Antunes, N. L. (2018). Sentidos. 1ª ed. Leya. Bennett, P. ; Murphy, S. (1999). Psicologia e Promoção da Saúde. 1ª ed. Climepsi. Correia, Diogo Teles. (2014). Manual de Psicopatologia. 2ª ed. Lidel Edições Técnicas. Lisboa. Desmurget, M. (2021). Fábrica dos cretinos digitais. Os perigos dos ecrãs para os nossos filhos. 1ª ed. Contraponto Editores Dias, D. (2018). Psicologia da Aprendizagem, paradigmas, motivação e dificuldades. 1ª ed. Edições Sílabo. Faria, C.L. et al. (2020). Intervenção em Psicologia Clinica. 1ª ed. Pactor Figueira, M. L.; Sampaio, D. ; Afonso, P. (2014). Manual de Psiquiatria Clínica. 1ª Edição. Lidel Edições Técnicas. Lisboa. Fonseca, V. (2010). Manual de Observação Psicomotora. Significação psiconeurológica dos seus fatores. 3ª ed. Âncora Editora. Gonçalves, M. M.; Simões. M. R.; Almeida. L. S. (2017). Psicologia Clinica e da Saúde. Instrumentos de Avaliação. 1ª ed. Pactor. Leal, I.; Ribeiro. J. P. (2021). Manual de Psicologia da Saúde. 1ª ed. Pactor. Lima, C. B. (2015). Pertubações do Neurodesenvolvimento. Manual de orientações diagnósticas e estratégias de intervenção. 1ª ed. Lidel. Lopes, João. (1977). Psicologia Científica. (1ª Edição). Didáctica Editora. Lisboa. Macedo, A. F.; Pereira. A. T.; Madeira. N. (2018). Psicologia na Medicina. 1ª ed. Lidel. Maia, L.; Correia. C.; Leite. R. (2009). Avaliação e Intervenção Neuropsicológica. Estudos de casos e instrumentos. 1ª ed. Lidel. Martins, P. T. (2022). Depressão e Ansiedade. 1ª ed. Lidel. Moreira, P.; Melo, A. (2005). Saúde Mental: do tratamento à prevenção. (1ª Edição). Porto Editora. Porto. Monteiro, P. (2014). Psicologia e Psiquiatria da Infância e da Adolescência. 1ª ed. Lidel – Edições Técnicas. Lisboa Plummer, D. M.(2012). Como Aumentar a Autoestima das Crianças. 1ª ed. Porto Editora. Ribeiro, J. L. P. (2010). Metodologia de Investigação em Psicologia e Saúde. 3 ª ed. Legis Editora. Rieffe, C, Oosterveld, P, Miers, A.C., Terwogt, M. M., & Ly V. (2008). Emotion awareness and internalising symptoms in children and adolescents: The Emotion Awareness Questionnaire revised. Sampaio, D. ( 2018). Do Telemóvel para o Mundo, pais e adolescentes no tempo da internet. 2ª ed. Caminho. Santos, M. C. (2021). Problemas de Saúde Mental em Crianças e adolescentes, identificar, avaliar e intervir. 3ª ed. Edições Sílabo. Tavares, J. et al. (2007). Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. 1ª ed. Porto Editora. Teixeira, J. A. C. (2007). Psicologia da Saúde. Contextos e áreas de intervenção. 1ª ed. Climepsi. Veiga, F. H. (2019) Psicologia da Educação. 1ª ed. Climepsi. Vieira, C. et al. (2005). Ensaios sobre o Comportamento Humano, do diagnóstico à intervenção contributos nacionais e internacionais. 1ª ed. Almedina. Young, K. S., & de Abreu, C. N. (2011). Dependência de internet: manual e guia de avaliação e tratamento. Artmed Editora

Anexo(s)

Cronograma

Formador

Idalina Maria da Rocha Almeida

Maria Gil Fernandes Braga Gonçalves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 01-05-2024 (Quarta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
Início: 01-05-2024
Fim: 01-05-2024
Acreditação: ACD 36
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Biblioteca Municipal de Alfândega da Fé