158

A Escrita Cri@tiva na Escola do Século XXI turma Moncorvo

Apresentação

Numa sociedade cada vez mais imersa em Inteligência Artificial, os professores devem integrar as potencialidades desta ferramenta na prática continuada da escrita criativa, minimizando os riscos e as questões éticas associadas, uma vez que auxilia os alunos a superar o receio da página em branco, espicaça a inspiração e a criatividade, bem como contribui para o desenvolvimento da competência escrita. De facto, pretende-se que a Escola de hoje esteja aberta à criatividade, rompendo com uma pedagogia mais transmissiva; daí ser importante que os docentes recorram a vários estímulos de e para a escrita criativa para os alunos poderem expressar livremente saberes, ideias e emoções, experimentar novos percursos de (re)construção de vários tipos de texto, reformular o pensamento, colocar-se no lugar do outro, olhar o mundo de diferentes formas, crescer e desenvolver-se como cidadãos críticos e interventivos num mundo em constante devir.

Destinatários

Professores dos grupos 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340, 350

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340, 350. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340, 350.

Objetivos

- Discutir a pertinência da criatividade na Escola hodierna. - Refletir sobre os desafios e potencialidades da escrita criativa com a Inteligência Artificial. - Adquirir ferramentas e técnicas de escrita criativa. - Estimular a prática da escrita criativa através da experimentação. - Desenvolver práticas indutoras de metodologias ativas em ambientes educativos híbridos. - Fomentar o prazer da leitura e da escrita. - Conceber recursos e atividades de aprendizagem para aplicar em contexto de sala de aula e/ou em articulação com a biblioteca escolar. - Potenciar o trabalho colaborativo e interdisciplinar, a partilha de saberes e de experiências pedagógicas.

Conteúdos

Módulo 1: Da escrita humana à escrita da Inteligência Artificial (6 h síncronas) - Apresentação do curso de formação, do formador e dos formandos. - Diagnose do grupo. - Criação de um diário de aprendizagem digital. - Criatividade na Escola. - Escrita criativa com a Inteligência Artificial. - Linguagem dos prompts. - Pós-processamento das respostas. Módulo 2: Jogos de escrita e escrita nos jogos (3 h síncronas) - Jogos de letras, palavras e rimas. - Provérbios e expressões idiomáticas revisitados. - Recursos e atividades de escrita criativa com jogos. Módulo 3: Poesia e prosa (3 h síncronas) - Nanopoesia. - Haikai. - Tanka. - Reescrita de poemas a partir de modelos. - Microcontos. - Contos. - Fábulas. Módulo 4: Storytelling, a arte de contar histórias (3 h síncronas) - Storytelling: conceito, objetivos e formas de contar - Ferramentas digitais para uma narração envolvente. Módulo 5: Escrita criativa e textos dos media (3 h síncronas) - Notícia. - Texto publicitário. Módulo 6: Escrita criativa e Cidadania e Desenvolvimento (3 h síncronas) - Direitos Humanos, Educação Ambiental e Interculturalidade. - Escrita, emoção e empatia. Módulo 7: Trabalho final e avaliação (4 h síncronas) - Apresentação do trabalho final. - Reflexão crítica. - Avaliação do curso de formação.

Metodologias

As sessões do curso decorrem via Zoom. Através da plataforma Moodle disponibilizam-se os recursos e atividades de aprendizagem e um mural digital para potenciar a participação ativa dos formandos, permitindo-lhes experienciar diferentes ambientes de aprendizagem. Na primeira sessão far-se-á a apresentação de: (i) curso (objetivos, conteúdos, metodologias, e calendarização e avaliação); (ii) orientações para o portfólio digital; (iii) guião para o relatório de reflexão crítica e trabalho final, a par dos respetivos os critérios de avaliação. Ao longo das sessões, centradas nas metodologias de aprendizagem por execução de tarefas, debate e reflexão crítica, fomentar-se-á o trabalho individual, a pares e em grupo. Na abordagem das plataformas/ ferramentas digitais, o formador iniciará com um momento expositivo/ demonstrativo, em interação com os formandos. Seguidamente, os formandos passarão à sua exploração. As atividades, numa lógica de trabalho colaborativo, privilegiam atividades integradoras, de cariz predominantemente prático, perspectivando-se novos rumos e metodologias que se traduzam em práticas inovadoras e criativas.

Avaliação

A avaliação traduz-se numa classificação final quantitativa, numa tabela de 1 a 10, conforme o Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Será tido em consideração o trabalho desenvolvido pelos formandos de acordo com os seguintes critérios e respetivos valores percentuais: – participação e realização dos trabalhos propostos ao longo da formação – 50% – elaboração de um trabalho final – 30% – apresentação de uma reflexão crítica sobre a ação – 20%

Bibliografia

Cleto, B. (2023). Exploração de algumas ferramentas de Inteligência Artificial numa Unidade Curricular de Multimédia. RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning, 6(2), 1-15. https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/32673/23517Moura, A. & Carvalho, A. (2023). Literacia de Prompts para Potenciar o Uso da Inteligência Artificial na Educação. Revista de Educação a Distância e Elearning, 6(2), 1-26. https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/33981Norton, C. (2001). Os Mecanismos da Escrita Criativa. Temas & Debates. LisboaSantos, M. (2013). Escrita em Dia. Clube do Autor. LisboaTierra, J. (2023). Guía de escritura creativa con Inteligencia Artificial. Editatum. Madrid

Anexo(s)

Cronograma

Formador

José António Flambó Afonso Batista

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-04-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 22-04-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 29-04-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 06-05-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 13-05-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 20-05-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 30-05-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
8 03-06-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online síncrona
Início: 15-04-2024
Fim: 03-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-123381/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Agrupamento de Escolas Dr. Ramiro Salgado