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Trissomia 21- Compreensão e Intervenção Educativa turma Freixo

Apresentação

A trissomia 21 representa uma condição genética que agrega na sua expressão clínica e desenvolvimental, diversos desafios que requerem uma abordagem especializada visando proporcionar respostas educativas adequadas. A escola é um contexto de relevância particular na promoção do desenvolvimento global desta população, face à qual os docentes devem estar preparados.

Destinatários

Professores dos Grupos 110, 910

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 910. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 910.

Objetivos

- Conhecer as características clínicas da Trissomia 21 - Conhecer as abordagens educativas recomendadas na Trissomia 21 - Ser capaz de proporcionar respostas educativas eficazes visando desenvolver as competências multidimensionais destes alunos - Ser capaz de implementar medidas que promovam a inclusão destes alunos no meio socioescolar

Conteúdos

- Enquadramento científico 3h) - Caracterização clínica (3h) - Desafios em contexto escolar (4h) - Intervenção educativa e inclusão (5h)

Metodologias

▪ Abordagem teórico-prática e demonstrativa; ▪ Discussão e análise de materiais de intervenção da prática pessoal/profissional; ▪ Trabalho individual e em grupo.

Avaliação

Regime de avaliação dos formandos A Avaliação dos formandos obedece aos seguintes critérios: ▪ Participação (40%); ▪ Teste de conhecimentos (60%). ▪ Quantitativa na Escala de 1 a 10, conforme o previsto no ECD, devendo constar do respetivo Certificado, de acordo com a seguinte escala: o Excelente – de 9 a 10 valores; o Muito Bom – de 8 a 8,9 valores; o Bom – de 6,5 a 7,9 valores; o Regular – de 5 a 6,4 valores; o Insuficiente – de 1 a 4,9 valores

Bibliografia

Antonarakis SE Down syndrome and the complexity of genome dosage imbalance. Nat. Rev. Genet 18, 147–163 (2017)Down JLH Observations on an ethnic classification of idiots. Lond. Hosp. Rep 3, 259–262 (1866).Ghosh S, Feingold E & Dey SK Etiology of Down syndrome: evidence for consistent association among altered meiotic recombination, nondisjunction, and maternal age across populations. Am. J. Med. Genet. A 149, 1415–1420 (2009).Hattori M et al. The DNA sequence of human chromosome 21. Nature 405, 311–319 (2000). A landmark paper on the sequencing of the long arm of HSA21.Herault Y et al. Rodent models in Down syndrome research: impact and future opportunities. Dis. Model. Mech 10, 1165–1186 (2017).

Anexo(s)

Cronograma

Formador

Charlotte Fabienne Veiga Coelho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-04-2024 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
2 19-04-2024 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 23-04-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 30-04-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 07-05-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
Início: 12-04-2024
Fim: 07-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-123299/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 15 h
Local: Agrupamento de Escolas Guerra Junqueiro