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As Danças Sociais (Danças de Salão) nas Aprendizagens Essenciais de Educação Física (5º, 7º e 10º Ano de escolaridade) turma Mirandela

Apresentação

A Dança Social é uma matéria da Subárea Atividades Rítmicas e Expressivas no âmbito das Aprendizagens Essenciais de Educação Física, desde o 5º ano do Ensino Básico até o 12º do Ensino Secundário, embora não exista a especificação de conteúdos no que diz respeito às Danças Sociais (Danças de Salão). Nesta matéria, trabalhamos várias áreas de competência, de acordo com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, como por exemplo: Relacionamento Interpessoal, Sensibilidade Estética e Artística e Consciência e Domínio do Corpo. É uma acção que responde às necessidades de formação específica na matéria, por parte dos Docentes de Educação Física da Região de Bragança. A Dança é uma matéria motivante para os alunos, por incluir música e permitir a sua expressão através da linguagem corporal.

Destinatários

Professores de Educação Física dos grupos de recrutamento 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Educação Física dos grupos de recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Educação Física dos grupos de recrutamento 260 e 620.

Objetivos

Dotar os formandos de conhecimentos relativos às concepções e metodologia no ensino das Danças Sociais (Danças de Salão) no contexto escolar; Contextualizar as propostas no âmbito do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário; Proporcionar aos formandos a aprendizagem das Danças de Salão e respectivos conteúdos; Vivenciar das metodologias propostas através de cenários de prática / avaliação; Promover o desenvolvimento do conhecimento das Danças Sociais por parte dos alunos e da sua motivação para a prática.

Conteúdos

1ª Sessão (2 horas) – Apresentação. Caracterização e benefícios da prática de Danças de Salão. Diferenças entre Danças de Salão Modernas e Danças de Salão Latino-Americanas. 2ª Sessão (3 horas) – Danças Latinas e Africanas (Merengue e Kizomba). Aprendizagem de passos básicos e técnicas específicas. Construção de coreografias. Metodologia de Ensino e avaliação. 3ª Sessão (8 horas) – Danças de Salão Latino-Americanas (Chá-chá-chá, Rumba e Jive). Aprendizagem de passos básicos e técnicas específicas. Construção de coreografias. Metodologia de Ensino e avaliação. 4ª Sessão (8 horas) – Danças de Salão Modernas (Foxtrot, Valsa Lenta, Tango). Aprendizagem de passos básicos e técnicas específicas. Construção de coreografias. Metodologia de Ensino e avaliação. 5ª Sessão (4 horas) – Avaliação de coreografias realizadas pelos formandos.

Metodologias

1ª Sessão (2 horas) – Aula Teórica: Breve Resumo histórico de cada uma das Danças Caracterização das Danças Sociais Diferenças entre Danças Modernas e Latino-americanas 2ª Sessão (3 horas) – Aula Teórico-prática: Metodologia de Ensino e avaliação de Merengue, Kizomba. Merengue: passo básico, passo lateral e copy-cat turn. Kizomba: coreografia. 3ª Sessão (8 horas) – Aula Teórico-prática: Metodologia de Ensino e avaliação de Chá-chá-chá, Rumba e Jive. Chá-chá-chá: passo básico, promenade, progressivos, apresentação e volta. Rumba: passo básico, volta de seis e de três, progressivos e promenade. Jive: passo básico, volta lateral para a direita, volta lateral para a esquerda e volta com troca de lugares. 4ª Sessão (8 horas) – Aula Teórico-prática: Metodologia de Ensino e avaliação de Foxtrot, Valsa Lenta e Tango. Foxtrot: passo básico, rock turn, time step e promenade com volta. Valsa Lenta: passo básico, natural turn, reverse turn e quadrado. Tango: passo básico e rock turn. 5ª Sessão (4 horas) – Aula Prática: Avaliação de coreografias.

Avaliação

Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10 valores, conforme indicado nos n.ºs 5 e 6 do artigo 4.ª do Despacho n.º 4595/2015, DR, 2.ª série, N.º 87, de 6 de Maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pelo CFAE, a saber: 40% para participação e 60% para produção de trabalhos e materiais com intervenção direta no contexto educativo.

Bibliografia

Castelló. M. (2001).Dança Comigo. Lisboa. Edição de Vega Editora.Rosado, M. C. (1998). As Danças Sociais no Contexto Escolar e não Escolar.Tese de Mestrado. Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana.Salomó Guri, C.(1999). Unidades Didácticas para Secundaria III – Bailes de Salón. Barcelona, Inde Publicaciones.

Anexo(s)

Cronograma

Formador

Carlos Manuel Carrilho Alves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-04-2024 (Sexta-feira) 14:30 - 19:00 4:30 Presencial
2 13-04-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
3 13-04-2024 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
4 19-04-2024 (Sexta-feira) 14:30 - 19:00 4:30 Presencial
5 20-04-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
6 20-04-2024 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
Início: 12-04-2024
Fim: 20-04-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-123384/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária /3º ciclo de Mirandela